quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

VAI PRA CUBA!

Marcando Gol contra !


Toda final de campeonato carioca geram comentários com técnicos improvisados (os torcedores) e analistas esportivos em todo o país se debruçam para explicar cada detalhe do jogo.

Neste embate entre torcedores das diversas equipes, cada um tenta desqualificar o adversário e se o adversário for o vencedor, as argumentações para desmerecer o vencedor são as mais espetaculares.

Na última vez que Botafogo e Flamengo foram finalistas no Campeonato Carioca, o Flamengo consagrou-se campeão, eu estava em uma roda de jogadores de dominó onde o assunto era justamente a final do Campeonato Carioca. Um torcedor botafoguense, inconsolado com a vitória do Flamengo, bradava para os torcedores flamenguistas: o Flamengo foi campeão, mas o Botafogo é o melhor time do mundo, o Flamengo nem tem campo para treinamento, deve meio mundo de dinheiro, só ganha campeonatos comprados, tem a imprensa a seu favor, os jogadores são uns cachaceiros, etc. Esses são apenas alguns adjetivos ditos pelo botafoguense que podem ser publicados.


Nestas rodas de comentaristas esportivos, tem torcedores de diversas agremiações, tem até aqueles que não são muito chegados a futebol e nesta não era diferente. Em um determinado momento da discussão, um senhor olhou para o botafoguense e questionou: rapaz, você está desmoralizando seu próprio time. Quer dizer que o melhor time do mundo conseguiu perder para o pior time do mundo, porque se ele tem todas essas qualidades, não conseguiu ganhar e para piorar a sua situação, o Flamengo foi campeão com um gol contra do Botafogo. Será que o Flamengo comprou juiz e jogadores do Botafogo para no final marcar um gol contra? Silêncio total !

Atualmente, as rodas de conversas políticas ocorrem em sua maioria nas chamadas Redes Sociais na internet. O que aparece de gente para desqualificar Cuba e o Comunismo é uma coisa impressionante e mais impressionante são as argumentações para desqualificar Cuba e o Regime Político Cubano. Nessas discussões, sempre ocorrem os que atacam Cuba e defendem o Regime Americano, mas e o Brasil onde é que fica? Quando o cara defende Cuba, usam os EUA como um mau exemplo, entra logo um é manda o cara ir pra Cuba (nunca oferecem a passagem).

Os ataques (não posso chamar de argumentos) sempre dizem que Cuba é pobre, muita gente passa fome, é uma ditadura, os jornalistas são perseguidos, não possui indústria, etc.

Será que esses brasileiros que ficam criticando, a pobreza de Cuba, já se deram conta que aqui no Brasil, sendo a nona economia do mundo, tem milhares de pessoas vivendo (morando) na rua (não existem moradores de ruas em Cuba), milhares de pessoas estão passando fome (mas só enxergamos a fome em Cuba), grande parte da população é analfabeta (não existem analfabetos em Cuba) estamos com milhões de desempregados, milhares de pessoas sem acesso a médicos ( Cuba tem um bom sistema de atendimento de saúde) atualmente vários jornalistas estão sendo intimidados por criticar a Lava jato ( não é considerado perseguição aos jornalistas), estamos com um governo não eleito pelo voto direto (o presidente americano e cubano também não são eleitos pelo voto direto).

Se um país rico como o Brasil apresenta problemas sociais tão graves ou maiores que um país pobre, como Cuba, é porque estamos marcando gol contra, ficamos se queixando que nunca somos campeões e para piorar ficamos achando que o defeito é dos outros.

Estranhamente, apesar da pobreza, aumento na falta de atendimento médico e o analfabetismo estarem aumentando, o nosso país é mais rico do que Cuba, tem um grande território, grande produção industrial, grande produção agrícola e o mais incrível é que todas empresas industriais, agrícolas, minérios e nossas terras estão passando para mãos dos estrangeiros. Ironicamente, nosso governo está vendendo tudo, o que eu considero um gol contra. Chegaremos ao ápice da ironia onde tudo que se encontre no Brasil terá donos estrangeiros e posso garantir que os estrangeiros, que estão se tornando donos de tudo, não são cubanos e nem comunistas!

Textos relacionados:
CUBA E O IMPERIALISMO BRASILEIRO.
VAI PRA CUBA I - Marcando gol,contra !
VAI PRA CUBA II - Os moradores de rua
VAI PRA CUBA III - A velha Cuba e o novo Brasil
VAI PRA CUBA IV -  Os militares eram estatizantes
VAI PRA CUBA V - Quem deu certo?
VAI PRA CUBA VI - São de formação cristã !
VAI PRA CUBA VII - Não tem celular e carro novo !
VAI PRA CUBA VIII - Não tem liberdade de imprensa
VAI PRA CUBA IX - Os salários em Cuba

Antônio Carlos Vieira
Licenciatura Plena - Geografia (UFS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário