quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

VAI PRA CUBA V

Quem deu certo?


Quanto mais os meios de comunicação se modernizam mais as pessoas ficam desinformadas e deveria ocorrer justamente o contrário. Quando modernizaram as tecnologias da comunicação ficaram imaginando que as pessoas ficariam melhor informada devido à facilidade produzidas por acesso às informações em velocidade e quantidade. Esqueceram que o mesmo meio de comunicação que facilite informar melhor o cidadão, pode ser usado para desenformar!

Sempre que estou em alguma discussão sobre os rumos que a política econômica do Brasil vai tomando e é comum os defensores do governo mandar a pessoa, que se está achando ruim, ir pra Cuba e agora recentemente manda a pessoa ir para a Venezuela! Alegam que o sistema político e econômico destes países são tão ruins que as pessoas estão fugindo, mas se solicitar alguma explicação por qual motivos essas pessoas estão fugindo desses países não sabem explicar por que!

No caso de Cuba as pessoas costumam fugir do país procurando melhores condições de vida indo para os EUA e no caso da Venezuela eles estão fugindo e se refugiando no território brasileiro. Por ironia do destino, tem muita gente indo embora do Brasil para outros países devido as pioras na política e economia e os dois países (destinos) mais procurados são Portugal e Itália.

Se forem perguntado se sabem como era Cuba antes de se tornar comunista e quais as condições de vida dos cubanos que vivem atualmente nos EUA eles ficam mais perdidos ainda! Isso ocorre porque os meios de comunicação só informam que as pessoas estão fugindo desses países, mas normalmente nunca informam os motivos, para onde estão indo e como passam a viver nos locais de destinos.

Os responsáveis por essa falta de conhecimento e tomada de decisões por parte da população são esses meios de comunicação que ironicamente são controlados todos eles por capitalistas e recentemente pelos chamados neoliberais! 

Para essas pessoas o comunismo não deu certo e Cuba é um exemplo e mostram os EUA como exemplo do que eles dizem ter dado certo. Isso ocorre por que os meios de comunicação nunca informam que os EUA e China estão disputando o controle do comércio mundial e a China é comunista!. Essas pessoas sempre se esquecem que existem dezenas de países capitalistas em estado de absoluta miséria bem maiores que o país comunista Cuba, o maior exemplo é o Haiti. Se formos classificar os países capitalistas em estado de miséria na África a coisa é bem pior !

Usam a justificativa que pessoas estão fugindo da Venezuela, de Cuba e omitem o que está ocorrendo na fronteira dos EUA com o México. Milhares de pessoas estão tentando entrar nos EUA (ilegalmente) para tentar ganhar a vida e essas pessoas são fugitivas de vários países capitalistas, entre eles: México, Honduras, Guatemala, Brasil , etc. Eles chamam essas pessoas de imigrantes, mas elas estão imigrando para os EUA, são capitalistas fugindo de outros países capitalistas e estranhamente o país que alegam que deu certo (o maior exemplo de país capitalista) não aceita essas pessoas entrarem para ir trabalhar a ajudar a fortalecer ainda mais o país capitalista ! Por que será?.

No caso específico da Venezuela, a coisa é bem mais grave, porque existe um armistício não declarado com os EUA e tanto é que existe um bloqueio comercial (impedem a venda de alimentos e remédios) imposto pelo EUA e aliados contra a própria Venezuela (existem sanções contra Cuba), mas essas pessoas sempre omite ou dizem que isso não quer dizer nada !. Praticamente a Venezuela está em guerra civil e os opositores do governo são apoiados (e armados) pelos EUA. Em decorrência de uma ameaça de invasão americana, o governo venezuelano foi buscar ajuda junto aos russos e chineses. Claro que por trás disso tudo estão interesses econômicos em virtude da Venezuela ter as maiores jazidas de petróleo do planeta. Já faz mais de dois anos que opositores e apoiadores do governo trocam tiros nas ruas das cidades venezuelanas e é comum as pessoas , que não estão envolvidas, fugirem de zonas em guerra e em zonas de guerra a desgraça e a miséria são padrões, afinal de contas guerra é sinônimo de destruição.

Textos relacionados:
CUBA E O IMPERIALISMO BRASILEIRO.
VAI PRA CUBA I - Marcando gol,contra !
VAI PRA CUBA II - Os moradores de rua
VAI PRA CUBA III - A velha Cuba e o novo Brasil
VAI PRA CUBA IV -  Os militares eram estatizantes
VAI PRA CUBA V - Quem deu certo?
VAI PRA CUBA VI - São de formação cristã !
VAI PRA CUBA VII - Não tem celular e carro novo !
VAI PRA CUBA VIII - Não tem liberdade de imprensa
VAI PRA CUBA IX - Os salários em Cuba

Antônio Carlos Vieira
Licenciatura Plena - Geografia (UFS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário