terça-feira, 7 de maio de 2019

A CRISE NA VENEZUELA

Atualmente o que mais ouço é as pessoas comentando sobre a crise na Venezuela, dos milhares de venezuelanos passando fome e que é tudo culpa do Ditador Nicolás Maduro!. Estranhamente as pessoas não param para pensar e acreditam em tudo que a imprensa divulga. Em nenhum momento que assistir aos programas de jornalismo, em todas as televisões, ouvir falar do Bloqueio Comercial contra a Venezuela e muito menos que estamos indignados com a quantidade de pessoas passando fome na Venezuela, que dizem ser de dois milhões de pessoas, enquanto aqui no Brasil, sem Bloqueio Comercial, sem atrito de de uma guerra civil, temos mais de cinco milhões de pessoas passando fome. Quem irá levar ajuda a esses brasileiros que estão passando fome?


Em qualquer momento e em qualquer jornal que se ligue a televisão, o que se divulga é que o governo venezuelano não deixa entrar ajuda humanitária no país e estranhamente quem está comandando esse movimento de ajuda humanitária é justamente os EUA. Será que depois da Guerra contra o Afeganistão, Invasão do Iraque, destruição da Líbia, Guerra na Síria e agora a Venezuela tem gente acreditando que os EUA estão interessados em ajuda humanitária? Grande parte dos países da África, 5,5 milhões de brasileiros passando fome, tem o Haiti pertinho da fronteira dos EUA e até mesmo milhares de pessoas esperando uma oportunidade para entrar no território americano para tentar um emprego para sair da miséria e os EUA não leva ajuda humanitária para nenhum deles. Deveriam começar liberando a fronteira, com o México, para que todos aqueles milhares de desempregados pudessem entrar em território americano e competir no mercado americanos por vagas de emprego, já que eles são grande defensores da meritocracia!.

Depois da derrubadas da chamadas Torres Gêmeas, os EUA criou o programa de caça ao terror, posteriormente a indústria de armas e de produtos de segurança passaram a lucrar bilhões. Os acusados foram o grupo da Al Qaeda e os Talibãs, mas tem muita gente contestando a versão oficial do governo americano e acusam que foi tudo planejado pela CIA para provocar a venda de armas e invadir países árabes.

A chamada Caça ao Terror mirou suas armas para o Iraque sob alegação que o Saddam Hussein era um ditador e possuía armas de destruição em massas. Posteriormente ficou provado que o Iraque não tinha armas de destruição em massas, ironicamente alguns meses antes do Iraque invadir o Kuwait, o Saddam Hussein era aliado dos americanos e até hoje a grande imprensa nunca noticiou o motivo do herói americano contra o Irá se voltar contra os EUA. Na realidade o Saddam Hussein era o grande amigo americano usado contra o Irã, mas como os EUA passaram a não cumprir os contratos na venda e compra de petróleo, o ditador resolveu invadir o Kuwait.

A participação da imprensa a favor dos EUA foi maciça. Foi vendida uma imagem que o Saddam Hussein possuía um exército que ameaçava todo o oriente médio, os americanos precisaram mostrar o sua eficiência das armas para destruir o monstro iraquiano, a imprensa noticiava que os mísseis americanos tinham uma pontaria certeira onde eram disparados do Mar vermelho e acertava o alvo com precisão de 100 por cento no território iraquiano. Na realidade, a imprensa estava sendo usada para fazer propaganda do armamento americano . Depois que o Iraque caiu sob domínio dos EUA, ficou provado que o mesmo não possuía armas nucleares e muitos menos armas de destruição em massa e toda a infraestrutura do país estava totalmente destruídas (universidades, escolas, hospitais, serviço de energia elétrica,etc).

Depois de destruírem e dominarem o povo iraquiano, os EUA descobre mais um ditador, só que agora na África e coincidentemente outro país rico em petróleo que foi a Líbia. A Líbia que tinha o melhor padrão de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da África. Com o argumento de derrubar o terrível ditador Kadafi, os EUA e os franceses passaram a bombardear escolas, hospitais e universidades. O Kadafi morava e concentrava suas forças militares na capital e nas região petrolífera, mas americanos erravam os alvo (era o que eles diziam) e toda infraestrutura do país foi destruída antes de vencerem as tropas militares líbias e assassinarem Kadafi. Enquanto no Iraque os mísseis americanos acertavam os alvos com dois mil Km de distância, na Líbia eles erravam e acertavam justamente universidades e hospitais! O mais incrível é que nesta invasão à Líbia surgiram boatos que o Al Qaeda eram aliados das tropas de coalizão, mas no ataque às Torres Gêmeas eles foram apontados como os responsáveis pela derrubada (muito estranho)! 

Quando todo mundo pensava que o próximo país a ser invadido seria a Venezuela, os americanos descobrem um ditador na Síria, que por pura coincidência é outro grande produtor de petróleo e tem o território como rota que facilitaria o escoamento da produção do petróleo do Iraque, Arábia Saudita e Irã. Nesse meio termo, aparece o estranho Estado Islâmico, constituído de milhares de homens e que chegaram a controlar o norte do Iraque, sul da Síria e até mesmo uma pequena parte do território Libanês e da Líbia. O EI foi considerado terroristas e sob justificativa de acabar com esses terroristas os militares americanos passaram mais de um ano dizendo atacar esses terroristas e estranhamente aquele exército que tinha os mísseis com a melhor pontaria do mundo não conseguia acertar os alvos dos exército do Estado Islâmico. Na realidade esses terroristas são ligados a Arábia Saudita que por intermédio desse obtinham armamento americano e chegou aparecer vários vídeos dos soldados do EI sendo escoltados por helicópteros apache!.

O Estado Islâmico praticamente derrotou o exército sírio, a capital Damasco já se encontrava sitiada com alguns bairros dominados pelo que os sírios chama de DAESH. Foi quando os Russos resolveram entrar no conflito. Enquanto o exército americano passou mais de um ano e não conseguia acertar os alvos do Estado Islâmico, o ataque russo com mísseis de cruzeiro, destruiu onze base militares dos terroristas em uma noite e nas noites seguintes prosseguiu destruindo alvos do Estado Islâmico utilizando aviões. Ficou desmentido todo a falácia do Exército americano que dizia não conseguir acertar os alvos, mas claro que eles se orgulhava que na destruição do Iraque, onde os mísseis acertavam o alvo com até dois mil quilômetros de distância!!!

A guerra na Síria deixou milhares de mortos e dois milhões e meios de refugiados. Muitos deles fugiram para a Europa, mas muitos ainda hoje aguardam ajuda humanitária nas fronteiras junto a Síria, mas estranhamente os EUA que em nenhum momento fez questão de dar ajuda humanitária aos sírios, aparecem agora querendo dar ajuda humanitária na Venezuela. Alegam que não estão conseguindo por que outro ditador não quer, inclusive esse ditador está impedindo a implantação da democracia que os mesmos americanos impuseram no Iraque, na Líbia e tentaram na Síria. Estranhamente a Venezuela é coincidentemente outro país rico em petróleo (o maior produtor do mundo na atualidade). 

Os americanos já tinham tentado impor um governo favorável com a prisão do que eles dizem ser outro ditador, que foi Hugo Chaves, mas Hugo Chávez morreu e o povo elegeu “outro ditador”. Os americanos, com a desculpa de Ajuda Humanitária presta apoio a um candidato que se auto declarou presidente da Venezuela. O mesmo EUA impôs a Venezuela um Bloqueio Comercial onde os países alinhados com o mesmo não realizam nenhum tipo de comércio com a Venezuela e isso vale para a não venda de alimentos e remédios, ou seja, os EUA provocaram um estado de calamidade alimentar e médica, com dois milhões de pessoas passando fome e adoecendo, depois aparecem como os salvadores da pátria oferecendo Ajuda Humanitária! Já que os EUA quer ajudar realmente acabar com a fome dessas pessoas, não seria suficiente tirar o bloqueio comercial,, pegar os milhões em gastos militares e começar a ajudar os que passam fome na própria fronteira com o México?

Entre os países que participam do Bloqueio Comercial, imposto pelos EUA, aos venezuelanos, está o Brasil sob a alegação de derrubar o sanguinário ditador que está deixando a população passando fome, mas chamar a atenção que aqui no Brasil existem mais de cinco milhões de cidadão brasileiros passando fome e em estado de miséria.

Texto original: CARLOS - Professor de Geografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário