A cidade poderia se acabar debaixo d’água!
Agora vamos falar sobre água, isso mesmo “água”. Quando era garoto, sempre escutava que se a Serra de Itabaiana(SE) fosse perfurada (cavasse algum poço) a cidade se acabaria debaixo d'água (seria inundada!).
Quando ouvir essa história, pela primeira vez, estudava o pré-primário (hoje incorporado ao chamado Ensino Básico), indaguei (questionei): se isso é verdade, a cidade de Aracaju se acabaria primeiro, já que toda a água que sai da serra (tem vários olhos d’água) sempre vai em direção do litoral. A professora e colegas riram e me perguntaram de onde eu tirei a ideia, que prontamente expliquei: na semana passada a professora me falou que a água sempre corre para os lugares mais baixo e se furar um buraco na serra, a água irá cair nos riachos que estão entre a cidade e a serra, depois para o Rio Sergipe que irá cair no Oceano Atlântico. Como a Cidade de Aracaju fica as margens do Rio Sergipe, seria a primeira a ficar debaixo d’água.
A contestação se deu por que a informação que ocorreria tal desastre foi passada pelos americanos e por isso aceita como verdadeiras. Tive de aceitar calado e somente em casa questionei com o meu pai, que os americanos estavam errados ou mentindo. Meu pai me falou que seria bom eu aprender ficar calado e não questionar o que os americanos falavam, por que poderia corre o risco de ser considerado comunista e para piorar, nesta época, eu nem sabia o que seria um comunista!
Vale uma pequena observação, quando eu estudava, o chamado pré-primário, estávamos na década de 60, período do Regime Militar e era comum nesta época se acreditar em tudo que os americanos nos passavam como verdadeira, inclusive a história que os comunistas comiam criancinhas!!!!
Antônio Carlos Vieira
Nenhum comentário:
Postar um comentário