terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Os Cebolas, as lendas e os mitos - III

As Minas de Ouro e Prata!

A Cidade de Itabaiana também é conhecida como Cidade do Ouro, mas não pensem que é por existir minas de ouros na região. Durante algum tempo (quando era fácil o contrabando), a Cidade de Itabaiana (SE) foi o maior centro de comércio de joias de ouro do Estado de Sergipe. Chegou a ser famosa por ter na época, várias joalherias entre as maiores joalherias das Regiões Norte e Nordeste do Brasil. Para se ter uma ideia, a cidade possuía, na década de 80 do século passado, mais de vinte joalherias.

Mas, já que estamos falando em ouro, tem aquela história de que existem jazidas de Ouro e Prata nas terras da Grande Itabaiana! Um tal de Melchior Dias Moreia, no início da colonização da região, disse ter encontrado ouro e prata pelas redondeza. Segundo os historiadores, ele morreu em decorrência das torturas sofridas que lhes impuseram para que contasse onde estaria escondido o ouro e a prata. 

Até hoje não se tem notícias e nunca foram encontradas essas jazidas. O mais interessante, é que as pessoas ficam imaginando onde ficariam escondidas essas minas no atual município de Itabaiana. Mas é importante chamar a atenção, o Melchior dize ter encontrado as minas de ouro e prata na Região de Itabaiana daquela época, no início da colonização. Lembrar, que ainda hoje, costuma-se chamar a Cidade de “Itabaiana Grande”, isso, em decorrência que no passado, o território do Município Itabaiana, tinha o tamanho várias vezes maior que o tamanho atual. Os vários municípios que ficam nas redondezas, entre eles: Moita Bonita, Areia Branca, Malhador, Frei Paulo, etc, hoje são cidades independentes politicamente.

Portanto, se você acredita que o Melchior Dias Moreia realmente encontrou ouro e prata, na Itabaiana e desejar garimpar, é bom lembrar que terá de procurar entre diversos territórios dos vários municípios que faziam parte da chamada Itabaiana Grande.
A área em destaque era a região conhecida como "Itabaiana Grande"
Mapa cedido pelo historiador: José de Almeida Bispo (Itabaiana-SE)
Antônio Carlos Vieira
Licenciatura Plena - Geografia -UFS
www.carlosgeografia.com.br

TEXTO ORIGINAL: OS CEBOLEIROS

Nenhum comentário:

Postar um comentário