domingo, 12 de abril de 2020

O Capitalismo, as facilidades e a dependência V

O controle pela comunicação




Em todos os ramos de nossas atividades se criou as facilidades e consequentemente a dependência. Seja na hora que compramos alguma coisa para consumo próprio, para venda, na realização de nossas tarefas diárias, mas foi na comunicação onde nossa dependência se tornou maior e estranhamente foi nesta área onde as facilidades foram amplamente criadas.

O controle pela comunicação é mais efetivo que em qualquer outra área, afinal de contas, os atuais meios de comunicação são responsáveis pelo tráfico das informações em todo o comércio, escolas,clínicas, bancos e demais atividades que usam das facilidades dos atuais meios de comunicação para interagir com clientes e pacientes. Desligue os meios de comunicação e a grande maioria de nossas atividades irão ficar paralisadas. Todas essas atividades ficaram de uma maneira ou outra na dependência que os atuais meios de comunicação nunca parem de funcionar, principalmente o tráfego de informação via internet.


O controle via internet é tão importante que todos os países militaristas tem vários cientistas criando meios de interferência e segurança neste meio de comunicação. Vale lembrar que a internet foi primeiramente desenvolvida para uso militar e só posteriormente liberada para uso civil, mas sua importância reside mais no controle ideológico no fato no que as pessoas falam e deixam de falar. É comum denúncias de invasão de sistema, grampo de telefones de autoridades, seleção de conteúdo das informações que se deseja tornar pública ou não, bloqueio ou liberação de conteúdos nas páginas publicadas na internet, etc.

Os meios de comunicação ficaram tão modernos e rápidos que seu uso juntamente com o processamento de dados dos modernos computadores tornou possível se vigiar até mesmo as nossas  mensagens pessoais via internet e até mesmo nos telefonemas que fazemos diariamente. O nome disso se chama controle efetivo do que podemos ou não falar ou Controle Social !

Nenhum comentário:

Postar um comentário