quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Os taxistas, os professores e os privilégios

Quando observamos os taxistas, em nossas viagens diárias, percebemos que os mesmos deleitam críticas a tudo que governo, são extremamente conservadores, atacam os que consideram opositores dizendo que são comunistas e observando os discursos moralistas dos mesmos se tem a ideia que são as pessoas que mais trabalham no mundo, ganhando menos, pagam muitos impostos e é a categoria que nunca explora os clientes.

Da última vez que questionei esses serviços a um taxistas ele rebateu tentando desqualificar a minha profissão de professor. Alegou que bom são os professores que têm muitos privilégios, que vão trabalhar quando quer, que têm mais de um mês de férias, que ganham muito dinheiro, etc, etc, etc. Como já vinha perdendo a paciência com essas pessoas, passei a responder listando o que realmente são privilégios:
a) taxistas não paga os impostos na compra do veículo;
b) são isentos de paga IPVA;
c) possuem estacionamento privativo em vias públicas;
d) escolhem o horário de trabalho.
Taxistas não pagam impostos na compra do Veículo

De dois anos para cá surgiram os chamados Uber, que são uma espécie de taxistas que utilizam um aplicativo para prestarem serviços de transporte de passageiros e por prestarem serviços de transportes de passageiros se tornaram alvos dos antigos taxistas. 

Nas rádios os debates eram sempre que os prestadores do UBER estavam causando prejuízos e um dos argumentos mais utilizados é que eles não pagavam impostos para exercer a profissão e portanto podiam cobrar mais barato ! Essa discussão passou despercebida e ninguém questionou justamente o contrário, por que os motoristas do Uber compram suas ferramentas de trabalho (carros) sem nenhum incentivo ou isenção dos impostos e na hora de se despachar os carros, os motoristas de Táxis não pagam IPVA, mas os motoristas do Uber pagam. Alguém poderia explicar em números como os motoristas de Uber pagando todos os impostos na compra do carro e também tendo de pagar IPVA todos anos, conseguem prestar um melhor serviço e mais barato que os taxistas tradicionais?

Mas o impressionantes é que muitos desses taxistas (o de Uber também) costumam se aproveitar de eventos de grande porte (festas) onde a concentração de pessoas são muito altas e quando do uso desse serviço o valor estranhamente ficam mais caros justamente no horário desses eventos?

Não pagam IPVA

Os professores não ganham essas fortuna toda e quando conseguem comprar um varro para ir trabalhar, tem de pagar todos os impostos, inclusive o IPVA. Claro que os motoristas de Táxis alegam que se pagarem impostos o valor da tarifa irá ficar mais caros, mas alguém já viu mercadoria baixar de preço somente por que se baixou imposto sobre o produto (quem lembra da Cpmf?) e isso sem falar que os taxistas do Uber cobram mais baratos pagando todos os impostos!

Possuem estacionamento em via pública

Os professores e demais categorias tem de chegar até o trabalho, antes disso tem de estacionarem seus carros e se não encontrarem um local para estacionar, tem de ficarem procurando até achar uma vaga (isso vale para estacionamento público e privado) e se demorarem em acharem uma vaga irão chegar atrasado no trabalho. 

Os motoristas de Uber, igualmente aos professores, pagam impostos de todos os tipos e não tem direito a nenhum estacionamento em via pública !

Escolhem o horário de trabalho.

Os taxistas costumam dizer que os professores trabalham quando querem e quando não querem. Que eu saiba são os taxistas que vão trabalhar no horário que acharem melhor, mas se o professor não for trabalhar e no horário determinado pela escola, ele simplesmente não irão receber por aquela aula. Nunca soube de professores que dão aula na hora que bem desejarem e pelo que sei todo colégio tem uma grade de horário que professores e alunos são obrigados a respeitarem!

Não acredito que os taxistas tenham uma vida privilegiada igual ao dos juízes, mas quando eles criticam os professores não olha para o umbigo, afinal de contas, embora eles não tenham uma vida de rei, eles são o patrão deles mesmos e os professores são sempre empregado de alguma empresa e pouco importa se pública ou privada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário