segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Os cebolas, as lendas e os mitos VII

Lampião nunca esteve aqui!

Desde criança sempre ouvi dizer que os cangaceiros, principalmente do grupo de Lampião, nunca estiveram ou entraram na atual Cidade de Itabaiana(SE). Segundo os moradores, principalmente os mais velhos, toda vez que o grupo de Lampião tentava entrar na cidade, o padroeiro Santo Antônio, os impedia de entrarem na área urbana. Isso era dito nas escolas, nas igrejas e pelos moradores em geral.




Embora, quanto tocava nesse assunto com o meu paí, ele sempre começava a rir. Até que um dia ele respondeu: os cangaceiros sempre estiveram aqui, só que eles não avisavam e os que tinham amizade com eles não queriam que outras pessoas soubessem. Não esqueça, se os volantes (polícia da época) soubessem, eles prenderiam os amigos destes cangaceiros como couteiros (pessoas que eram consideradas amigos e davam apoio ao cangaço). Eu ainda questione: “e como as pessoas dizem que nunca viram eles por aqui?” Meu pai começou a rir e explicou: “eles vinham fazer feira, só que não vinham vestidos de cangaceiros, eles trocavam de roupas nas fazendas por perto (dos coiteiros) ou acampavam em algum povoado. É bem provável que esses amigos dos cangaceiros forneciam armas e munição”. Na época, não dei muita importância a explicação do meu pai.

Só que atualmente, começaram a aparecerem fotografias que colocam em dúvidas as afirmações das pessoas, em que afirmam que os cangaceiros nunca estiveram na cidade de Itabaiana. As primeiras fotografias, comprometedoras, começaram aparecer no grupo virtual (Internet) ITABAIANA GRANDE (facebook). Nas fotos ficou comprovado o envolvimento de pessoas com o grupo de Lampião, afinal de contas, os cangaceiros só se deixavam ser fotografados por pessoas que tinham confiança. Só que nesse caso, apenas informar que, mesmo que algumas pessoas tinham algum grau de envolvimento com os cangaceiros, não comprova que eles tenham entrado na cidade.
Eltevino Mendonça recebendo cangaceiros na fazenda no então
povoado Pinhão -  Itabaiana(SE) - Foto de Joãozinho Retratista

Só que apareceu a foto ao abaixo onde o grupo de cangaceiros acamparam na Praça Principal da Cidade. Ao fundo é possível ver o Mercado dos Pebas (foi demolido). E agora, o mito de que os cangaceiros, até mesmo o grupo de Lampião, chegaram a entrar ou não, na cidade de Itabaiana?

Foto com autor desconhecido.

Fotos cedidas por Robério Santos - Administrador do Grupo Itabaiana Grande (Facebook)

Antônio Carlos Vieira
Licenciatura Plena - Geografia (UFS)

Texto publicado: OS CEBOLEIROS

Nenhum comentário:

Postar um comentário