terça-feira, 10 de novembro de 2015

Intelectuais da Unicamp estão rindo da burrice da Câmara de Campinas?, questiona artigo do El Pais

A colunista do Jornal espanhol El Pais, Eliane Brum, publicou artigo hoje em que pergunta o que aconteceu com os intelectuais de Campinas depois da “burrice” proferida pela Câmara de Campinas ao aprovar uma moção de repúdio ao Ministério da Educação.
“moção de repúdio” foi aprovado por causa de uma questão da prova do Enemque citava a filósofa francesa Simone de Beauvoir.
Para ela, episódios como esta “moção de repúdio” à Simone de Beauvoir ocorriam esporadicamente em rincões afastados, e logo eram ridicularizados. “Hoje, acontecem na Câmara de Vereadores de uma das maiores e mais ricas cidades do estado de São Paulo, no sudeste do Brasil, uma cidade que abriga várias universidades, entre elas a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), uma das mais respeitadas do país. E cadê os intelectuais? Rindo dos burros nas cantinas universitárias? Será? Não era de se esperar mais iniciativas de busca do diálogo, de criação de oportunidades para explicar quem é Simone de Beauvoir e refletir sobre sua obra, ou mesmo a ocupação da Câmara, para produzir reação e movimento que permitisse o conhecimento e combatesse a ignorância?”
No texto de Brum no El Pais, o Brasil atingiu a burrice máxima: “a fogueira de Simone de Beauvoir a partir da questão do ENEM mostrou que a burrice se tornou um problema estrutural do Brasil. Se não for enfrentada, não há chance. Hordas e hordas de burros que ocupam espaços institucionais, burros que ocupam bancadas de TV, burros pagos por dinheiro público, burros pagos por dinheiro privado, burros em lugares privilegiados, atacaram a filósofa francesa porque o Exame Nacional de Ensino Médio colocou na prova um trecho de uma de suas obras, O Segundo Sexo, começando pela frase célebre: “Uma mulher não nasce mulher, torna-se mulher”. Bastou para os burros levantarem as orelhas e relincharem sua ignorância em volumes constrangedores. Debater com seriedade a burrice nacional é mais urgente do que discutir a crise econômica e o baixo crescimento do país. A burrice está na raiz da crise política mais ampla. A burrice corrompe a vida, a privada e a pública. Dia após dia.”
Texto original: CARTA CAMPINAS

3 comentários:

  1. Eliane Brum entornou o latão de lixo da sociedade brasileira e logo apareceram as últimas porcarias ali jogadas pela câmara de vereadores de Campinas que mostram uma grande falta de capacidade intelectual ao criticarem o ENEM do Ministério da Educação! Burros!? Os vereadores não são burros! Coitados dos animais que se fartam de trabalhar e são mal alimentados, não reclamam e quando ficam velhos são vendidos para o abate. Os vereadores são uma corja de espertalhões que pouco ou nada produzem e na maior parte das vezes que tentam aparecer para a sociedade que lhes paga excelentes salários com muitas mordomias, mostram toda a capacidade de raciocinar que possuem, como neste caso,NENHUMA! Ganhariam muito mais se estudassem um pouco para exercerem o mandato com um pouco mais de medidas positivas para a sociedade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é o nosso glorioso LEGISLATIVO. Os representantes do cidadão brasileiro perante o Estado!!!!

      Excluir
  2. Misericórdia é paradoxo do paradoxal ...!

    ResponderExcluir