quinta-feira, 26 de junho de 2014

Não vai ter copa!

O que mais se ouvia nos últimos dois anos era esse mote eleitoral! Mas sempre ouvia essa frase dos programas televisivos (que tem lado político) e dos políticos da oposição. Só que agora estamos no ano da copa, em pleno desenrolar do campeonato mundial e mostrando que o que toda grande imprensa falava era propaganda e não informação!

Só que vi muito professor usando o ter “não vai ter copa” alegando que o mais interessante seria utilizar o dinheiro para melhorar a educação, saúde e segurança. Muitas das vezes questionei que eles não deveriam entrar no embalo da imprensa por estarmos em pleno ano eleitoral e estavam usando a copa e os desejos dos professores para utilizarem a copa como mote de campanha eleitoral contra o governo. Não precisa dizer que fui chamado de petista, de está recebendo CC, esta recebendo por fora e outras argumentações que não deveriam partir dos professores.

Pois bem, acham que o dinheiro gasto na copa deveria ser gasto na educação, saúde e segurança, que também concordo! Mas se não é um processo eleitoreiro, alguém pode me dizer quanto se gasta, do dinheiro público, com carnavais (prévia carnavalescas, o próprio carnaval e carnavais fora de época), festas juninas e réveillons todos os anos? Quantos programas jornalísticos, de diversão e até novelas se via tamanho ímpeto em favor da educação em anos não eleitoreiros? Quantos professores protestaram a grande quantidade de dinheiro utilizado anualmente nestas festas? Na realidade se gasta uma copa por anos na realização destas festas!

O que mais impressiona é ver professores, advogados, jornalistas e profissionais universitários fazendo o mote dos órgãos de impressa! Só que a impressa deveria informar e não emitir opinião, afinal de contas a imprensa tem lado políticos e são as empresas que mais ganham com dinheiro público utilizados nessas festas com grande volume de pessoas. A Rede Globo é uma das empresas que mais está ganhando com a realização da Copa do Mundo no Brasil. Alias, a Rede Globo ganha muito dinheiro não somente com a copa, mas com a transmissão do Carnaval, Campeonato Brasileiro e das diversas festas juninas nas diversas cidades e ainda não vi esses órgãos de impressa, professores, advogados e demais profissionais fazendo campanha não vai ter carnaval e não vai ter festas juninas!

A manipulação mediática é tão grande que a Revista Veja previa que os Estádios para copa só ficariam pronto em 2038!!!

Textos relacionados:
Você sabe quanto custa o carnaval?
A Copa e o carnaval
O ressentimento de Faustão com a Copa do Brasil

Antônio Carlos Vieira
Licenciatura Plena - Geografia (UFS)
http://carlos-geografia.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário